Curiosidades

6 curiosidades sobre o chocolate

Desde sua origem até os benefícios para a saúde, são muitos os motivos para o doce estar entre os queridinhos em todo o mundo

Embora os suíços não tenham sido os primeiros europeus a fabricarem o chocolate, eles foram pioneiros na adição de leite para chegar ao chocolate como conhecemos hoje. Ingredientes finos e a paixão nacional fizeram do chocolate suíço um dos mais famosos do mundo. Confira a seguir 15 curiosidades sobre a iguaria, compartilhados por Julien Boutonnet, chef na Ecole hôtelière de Lausanne, universidade de hotelaria líder na Suíça.

1. O cacau é originário da Bacia do Rio Amazonas, na América do Sul, mas de 2/3 da atual produção estão atualmente concentrados na Costa do Marfim, na África.

2. O chocolate foi consumido pela primeira vez como bebida pelos maias e os astecas durante seus rituais. Quando chegou à Europa no século 16, esta bebida muito luxuosa foi reservada para a classe alta.

3. A fábrica de chocolate suíça Cailler criou o chocolate ao leite em 1875, adicionando leite em pó à preparação.

4. A qualidade de uma barra depende principalmente dos grãos. A maneira como eles são fermentados e torrados, bem como se todos eles vêm de um mesmo produtor ou não diferenciam um chocolate excelente de um bom.

5. Uma barra de chocolate de 100 g contém aproximadamente 80 grãos de cacau! Cada grão contém cerca de 0,2% de cafeína.

6. O chocolate escuro, que deve conter pelo menos 35% de sólidos de cacau, é o mais saudável. Quando a porcentagem sobe para 70%, surgem notáveis benefícios para a saúde, como a redução do risco de desenvolver doenças cardíacas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *